A nossa equipa​

Luísa Pereira, PhD

Luísa Pereira é investigadora e líder de grupo no i3S/ IPATIMUP.

Obteve a licenciatura em Biologia e especializou-se em Genética Populacional Humana durante o mestrado e o doutoramento na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Tem conduzido investigação em diversidade genética mitocondrial e nuclear em populações da Europa, África, Península Arábica e Ásia, com o objectivo de inferir o passado e a evolução das populações humanas.

Tem estado envolvida na divulgação da sua investigação para o público em geral, sendo co-autora do livro “O património genético português: a história humana preservada nos genes” (Gradiva; 7ª edição).

Verónica Fernandes, PhD

Verónica Fernandes é investigadora pós-doutorada no grupo Diversidade Genética do i3S/ IPATIMUP.

Obteve a licenciatura em Bioquímica, mas desde cedo especializou-se em Genética Populacional Humana. Tem como principal objetivo o uso da genética para o estudo das populações humanas inferindo o passado e a evolução das populações humanas.

Durante o doutoramento, obtido na Universidade de Leeds do Reino Unido, focou-se no estudo dos polimorfismos do ADN mitocondrial, transmitido por via materna. Desenvolveu conhecimentos de programação informática e atualmente está focada no processamento e análise de grandes quantidades de dados de genómica.

 

Joana Barbosa Pereira, PhD

Joana Barbosa Pereira é investigadora no grupo Diversidade Genética no i3S.

Licenciada em Biologia pela Universidade de Aveiro e doutorada pela Universidade de Leeds, no Reino Unido, dedica-se ao estudo da diversidade genética humana, inferindo a história evolutiva do homem moderno e a sua relação com doenças complexas como o cancro.

Nicole Pedro , Master

Nicole Pedro é estudante de doutoramento no grupo Diversidade Genética do i3S/IPATIMUP.

Obteve o grau de mestre em Biotecnologia Farmacêutica pela Universidade de Coimbra e de licenciada em Bioquímica pela Universidade do Minho. Tem como principal objetivo relacionar o genoma, metaboloma e microbioma com a componente alimentar de populações Africanas e das suas comunidades expatriadas a viver em Portugal.

Ao longo da sua formação adquiriu várias competências de biologia molecular a nível laboratorial, nomeadamente extração de RNA e DNA do sangue e saliva, amplificação de DNA por PCR, avaliação de alterações de expressão de genes por PCR quantitativo  e sequenciação por método de Sanger.

Ana Cristina Magalhães , Master

Ana Cristina Magalhães é estudante de Doutoramento no grupo Diversidade Genética do i3S/IPATIMUP. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.

Tem como principal objetivo compreender os mecanismos de ação e a relação da genética das populações nas doenças infeciosas, em particular nos vírus emergentes Dengue, Zika e Chikungunya, e contribuir para melhorar o seu diagnóstico e tratamento.

Ricardo Pinto, Master

Ricardo Pinto é estudante de doutoramento no grupo de Diversidade Genética do i3S.

É licenciado em Bioquímica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e mestre em Oncologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.

Durante o seu percurso, adquiriu conhecimentos na área da genómica de doenças complexas, bem como competências bioinformáticas, estando atualmente interessado na aplicação de tecnologias high-throughput e big data.

Genetic Diversity Group

i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen, 208 | 4200-135 Porto, Portugal
Phone: +351 220 408 800 |  www.i3s.up.pt

Ipatimup – Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto
Rua Júlio Amaral de Carvalho, 45 | 4200-135 Porto, Portugal | www.ipatimup.pt