A nossa equipa​

Luísa Pereira, PhD

Luísa Pereira é investigadora e líder de grupo no i3S/ IPATIMUP.

Obteve a licenciatura em Biologia e especializou-se em Genética Populacional Humana durante o mestrado e o doutoramento na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Tem conduzido investigação em diversidade genética mitocondrial e nuclear em populações da Europa, África, Península Arábica e Ásia, com o objectivo de inferir o passado e a evolução das populações humanas.

Tem estado envolvida na divulgação da sua investigação para o público em geral, sendo co-autora do livro “O património genético português: a história humana preservada nos genes” (Gradiva; 7ª edição).

Verónica Fernandes, PhD

Verónica Fernandes é investigadora pós-doutorada no grupo Diversidade Genética do i3S/ IPATIMUP.

Obteve a licenciatura em Bioquímica, mas desde cedo especializou-se em Genética Populacional Humana. Tem como principal objetivo o uso da genética para o estudo das populações humanas inferindo o passado e a evolução das populações humanas.

Durante o doutoramento, obtido na Universidade de Leeds do Reino Unido, focou-se no estudo dos polimorfismos do ADN mitocondrial, transmitido por via materna. Desenvolveu conhecimentos de programação informática e atualmente está focada no processamento e análise de grandes quantidades de dados de genómica.

 

Bruno Cavadas, Master

Bruno Cavadas está a finalizar o doutoramento em Ciências Biomédicas, no grupo Diversidade Genética do i3S/ IPATIMUP.

Com mestrado em Bioengenharia, adquiriu competências em programação e análises bioinformáticas, estando interessado na aplicação de tecnologias de high-throughput e big data à resolução de questões biomédicas. 

Maria-Ceu Moreira, PhD

Maria-Ceu Moreira é investigadora em genética humana.

Mestre em Genética Humana Aplicada (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto) e doutorada em Ciências Biomédicas – especialização em Genética pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (Universidade do Porto), estudou a genética das ataxias recessivas (doenças neurodegenerativas), tendo identificado e caracterizado dois novos genes responsáveis pelas formas 1 e 2 da Ataxia com Apraxia Oculomotora.

Foi investigadora de pós-doutoramento no IGBMC da Université Louis Pasteur, Strasbourg (França) e no Department of Pediatrics, School of Medicine, University of Washington, Seattle (USA).

Nicole Pedro , Master

Nicole Pedro é estudante de doutoramento no grupo Diversidade Genética do i3S/IPATIMUP.

Obteve o grau de mestre em Biotecnologia Farmacêutica pela Universidade de Coimbra e de licenciada em Bioquímica pela Universidade do Minho. Tem como principal objetivo relacionar o genoma, metaboloma e microbioma com a componente alimentar de populações Africanas e das suas comunidades expatriadas a viver em Portugal.

Ao longo da sua formação adquiriu várias competências de biologia molecular a nível laboratorial, nomeadamente extração de RNA e DNA do sangue e saliva, amplificação de DNA por PCR, avaliação de alterações de expressão de genes por PCR quantitativo  e sequenciação por método de Sanger.

Genetic Diversity Group

i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen, 208 | 4200-135 Porto, Portugal
Phone: +351 220 408 800 |  www.i3s.up.pt

Ipatimup – Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto
Rua Júlio Amaral de Carvalho, 45 | 4200-135 Porto, Portugal | www.ipatimup.pt